acid baby

Conselhos aleatórios pra melhorar a vida.

 

Escreva enquanto estuda. Faça resumo, anotações, observações, lembretes, guarde os fatos mais marcantes. Isso ajuda muito a fixar qualquer que seja o assunto. 

Deixe as redes sociais um pouco de lado. E eu falo redes sociais e não necessariamente internet porque há uma série de coisas muito produtivas que pode se fazer na internet: assistir filmes, ler artigos, ver documentários, fazer pesquisas, conhecer boas músicas, até mesmo ler livros, enfim. Mas as redes sociais em si nos tiram um tempo enorme. Não nos damos conta do quanto estamos consumindo tudo isso em excesso e a verdade é que, bom, as redes sociais não têm lá muita coisa relevante no fim das contas. Não estou dizendo para virarmos todos uns eremitas e voltar no tempo sem redes sociais, elas são mesmo umas ferramentas legais, só estabeleça um tempo para isso. Não é interessante resumir 70% ou mais do que você consome no seu dia a instagram, facebook, whatsapp, etc.  Tudo em excesso é veneno. Procure outros hobbies e afazeres! Cuide de si, leia um livro, veja um filme, passeie, ligue pra alguém, tire um tempo pra pensar, caminhe, vá cozinhar... A vida pode ser mais legal fora da tela do celular/computador, eu juro. Tudo melhorou significativamente a partir do momento que desapeguei um pouco desse universo virtual.

Saiba pagar de louco. É quase cômico, mas é verdadeiro. Há muitas situações nesse mundo que são extremamente cansativas e, ao mesmo tempo, absolutamente desnecessárias ou irremediáveis. Para poupar sanidade e evitar fadiga por situações e pessoas que não têm jeito nem importância, fingir não ver, não ouvir, ignorar, às vezes pode ser a melhor saída. O cinismo quase nunca é boa ideia; mas nesses momentos, é, sim, e recomendo.

♥ Acorde 30min antes do necessário. Você vai aproveitar sem culpa a preguicinha dos dez primeiros minutos do dia, ter tempo de pensar sobre trivialidades que têm um papel importantíssimo, organizar-se com mais calma... Enfim. Pode parecer loucura perder minutos de sono "por nada", mas juro, faz diferença.

Tenha uma agenda. Ajuda muito a organizar suas coisas e manter em dia as obrigações. Escrevo na minha até as coisas mais simples que preciso realizar e é sempre prazeroso ao fim do dia marcar check no feito. Traz essa sensação de produtividade e, pelo menos pra mim, é um incentivo para deixar a procrastinação de lado.

Saia de si para ter noção da realidade. Esse tópico é um pouco confuso, mas vou tentar. Por exemplo, o fato de você não gostar de alguém ou de algo não significa que aquilo não seja bom e necessário. O fato de você não concordar com algo não significa que aquilo não possa estar certo ou ter seu sentido. Podemos não enxergar, mas as pessoas têm motivos para serem o que são. Enfim, são coisas importantes de serem compreendidas e que fazem ter noção da realidade. O mundo vai muito além dos nossos próprios olhos, e para enxergar esse tipo de coisa, você precisa sair de si e ver tudo de diversas formas além das suas próprias — sem necessariamente abandonar suas ideias.

♥  Esteja sempre disposto a reavaliar seus conceitos. Sempre tenha a consciência de que sim, você pode estar errado em suas ideias. É sempre uma possibilidade. Lembrar disso faz com que você encare as coisas com mais sutileza e imparcialidade, isso ajuda muito na resolução de muitas questões da vida e também faz com que esteja em constante mudança.

Se perdoe. Tendemos a ser muito duros com nós mesmo e isso, na maioria das vezes, é tão injusto. Reconheça seus erros sim!, mas também saiba perdoar-se por eles e recomeçar. Dê chances a si, seja compreensivo e respeite seus sentimentos. Acolha-se, seja seu melhor amigo. Claro que tudo é muito mais fácil na teoria que na prática, mas é um processo que vale a pena iniciar. 

5 comentários:

  1. Amei os conselhos Ana, são muito úteis para a vida em geral. O último, se perdoar, é extremamente necessário agora que nos culpamos tanto por coisas que as vezes não temos como controlar! É sempre bom reavaliarmos nossas certezas, mudamos tudo e ha todo tempo, sempre bom reavaliar nossas ideias e ideais.
    Sua escrita é maravilhosa! Eu amei o texto "Rachaduras" fiquei encantada! Que vontade de passar a tarde aqui lendo seus escritos!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana, que post mais cheio de amô, bem das coisas que eu ando precisando ler. Amei todas as dicas, essa de sair de si pra ter noção da realidade é maravilhosa, a famosa empatia, né? Perdoar-se também é algo que ando precisando praticar. Enfim, amei todos os conselhos <3
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. ótimos conselhos, mesmo tudo sem simples e meio óbvio demais as vezes eu esqueço de algumas dessas coisas. vou anota-los na minha agenda para lembrar sempre

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seus conselhos, sério! Eu tô exercendo essa de sair de mim e ter noção da realidade, a dica da anotação na hora dos estudos também, muito boa!

    www.coisasdepriscila.com
    instagram l Participe!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Conselhos maravilhosos ♡ O coloquei na lista de favoritos, para também lembrar.
    Eu já vi um vídeo qual fala que fazer resumos no estudos é perda de tempo porque não ajuda fixar "??", porém uma amiga minha falou que ajuda sim, e aqui também. Então irei tentar. Nunca tive muito esse costume.
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♥ sinta-se à vontade, meu amor, mi casa es su casa. só lembre-se: respeito acima de tudo. ♥