acid baby

Ser saudável pode ser gostoso.

 

 Há cerca de um ano atrás, de modo até que bem brusco, tomei a decisão de uma reeducação alimentar. Tenho que ser sincera e admitir que quis isso mais pra buscar uma estética melhor do que qualquer outra coisa, mas acabou que nessa jornada, me descobri totalmente apaixonada pela alimentação natural e pelas mudanças que em mim ocorreram graças à ela. Passei a ficar mais disposta, mais leve, até mesmo mais produtiva. Minhas espinhas praticamente sumiram, meu cabelo cresce mais forte e, claro, há também os benefícios estéticos. Enfim! Passei a cozinhar e descobrir muitas receitas que podem ser feitas com ingredientes muito bons, de forma rápida, prática e barata, e decidi compartilhar as minhas preferidas com vocês, já que nunca falei de coisas do tipo por aqui. 

Mousse de abacate com banana:
Essa é, definitivamente, a melhor de todas. Basicamente, bata no liquidificador 1/2 abacate médio, 1 banana média e 2 colheres de sopa cheias de leite em pó. Coloque com um pouquinho de água (pouco mesmo!). Deixe no congelador por um tempo e pronto! Fica muito cremoso e docinho. Eu juro pra vocês que fica muito bom mesmo, sério. Com essa mesma receita, você pode fazer também um picolé: basta deixar no congelador por umas 12h. Adoce caso ache necessário e com o que preferir.

Pão de queijo rápido: 
2 ovos, 2 colheres rasas de polvilho (pode ser doce ou azedo) ou tapioca, duas colheres de sopa de leite, queijo ralado à gosto e pedaços do queijo que preferir. Misture tudo bem e adicione duas colheres de sopa de água. Distribua em forminhas.. Ele pode ser feito de algumas maneiras: 
1- Assar no forno ou na air fryer, à 180º até dourar. Pra mim, é assim que fica mais gostoso! 
2 - Levar à uma frigideira untada em fogo baixo, esperar firmar em cima e virar para dourar o outro lado. Fica como uma panqueca, mas continua maravilhoso, com gosto e textura de pão de queijo. 
3 - Colocar no microondas por cerca de 2 minutos e 30 segundos. Assim fica bom, mas acho as duas outras alternativas muito melhores! Assim corre o risco de ficar borrachudo se passar muito tempo, então cuidado.

"Lasanha" de beringela/abobrinha:
Corte 2 berinjelas em fatias horizontais e as ponha em uma assadeira, do jeito mais alinhado possível. Cubra com bastante molho ou extrato de tomate e depois cubra com queijo. Tempere com sal e pimenta. Repita até que a berinjela acabe. Leve ao forno à 160° por cerca de 30 minutos e pronto! Dá pra fazer o mesmo usando abobrinha italiana ou usando as duas, fica bom igual.

Bolinhas salgadas:
Bata no liquidificador: batata bem cozida e molinha (podendo ser a inglesa ou doce, mas prefiro com a inglesa) cozida, frango cozido e desfiado ou carne moída já cozida, temperos e um fio de azeite. Para cada batata pequena, use 2 colheres de carne. Enrole bolinhas com as mãos, recheie com um cubo de queijo (cuidado com a quantidade pra não vazar) e leve ao forno  ou air fryer por cerca de 20 minutos à 200°. Fica maravilhoso, juro.

Bolo de banana com iogurte: 
Eu subestimei muito esse bolo antes de fazê-lo, mas no fim das contas, ele fica muito gostoso. 1/2 xícara de farelo de aveia, 1/2 xícara de farinha de amendoim, 1 pote de iorgute natural,  2 ovos + 1 clara, 3 bananas médias, 1/4 de xícara de mel. Primeiro, bata no liquidificador ou na batedeira os ovos, iogurte e o mel. Depois ponha junto a farinha e 2 bananas (reserve a terceira) e em seguida, 1 colher de chá de fermento químico. Por fim, leve a uma forma untada. Costumo jogar por cima oleaginosas (castanhas, amêndoas, macadâmia, avelã, amendoim, etc) ou granola, mas é opcional. Deixe no forno médio por 35 minutos.

3 comentários:

  1. fiquei bastante entusiasmada em fazer as receitas. procuro ser saudável, mas grande parte do tempo sou desanimada para preparar comidas diferentes, essas parecem simples. as que mais me chamaram atenção foi o mousse, as bolinhas e a que eu já estava querendo fazer alguma receita antes de ver aqui, pão de queijo!
    com certeza comer melhor melhora tudo, vou preparar algo amanhã ou ainda hoje se tiver tudo em casa.

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  2. Estou buscando me alimentar bem também, e adorei essas receitas qual citou. Vou tentar fazer alguma ♡♡♡
    https://noitecer.blogspot.com/

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  3. Essa postagem veio tanto a calhar, Ana! Durante as férias de verão eu busquei me alimentar de forma mais saudável e até mantive uma rotina de caminhada bem rigorosa. Os efeitos foram idênticos aos seus: minhas espinhas e cravos (que sempre foram muitos) diminuíram bastante, eu conseguia ter uma rotina de sono mais regular, tinha mais energia e etc. Mas quando as aulas voltaram, tudo isso se perdeu, porque muitas vezes acabo comendo na rua ou na cantina da escola. :c Mas essas receitinhas me deixaram mais animada, e amanhã vou até tentar fazer esse pão de queijo ou o mousse, porque tenho os ingredientes aqui em casa. Quem sabe eu não me empolgue e acabe investindo em fazer lanchinhos saudáveis pra não precisar comer coisas industriais nos dias de semana?

    Tenha uma boa semana ♡ || boulever-ser.blogspot.com

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