acid baby

Wishlist literária


 Eu sempre quis fazer wishlists, mas tenho um problema: eu nunca quero nada. Depois de ler e ver bastante sobre o minimalismo, mesmo não me tornando uma adepta, penso mil vezes se preciso mesmo daquilo antes de comprar algo e, bom, na maioria das vezes não preciso. O mesmo acontece nas wishlists: como sei que não preciso de nada, não há o que listar. Porém livros são sempre bem vindos e minha racionalidade de compra não se aplica a eles, portanto, decidi fazer uma wishlist das obras que tô querendo no momento. Espero ter e ler todas elas até o fim do ano! (:



1. A Obscena Senhora D., de Hilda Hilst • "A Obscena Senhora D" é Hillé, que após a morte do seu amante, se recolhe ao vão da escada, para falar 'dessa coisa que não existe, mas é crua e viva, o Tempo.' Obra plena dos temas mais caros à autora - o desamparo, a condição humana, o apodrecimento da carne, a alma conturbada - 'A Obscena Senhora D' é uma procura lúcida e hipnótica das razões da existência, onde tudo pode acontecer, de uma facada pelas costas até um apaixonado beijo de amor. Como a própria Senhora D afirma: '... A vida foi uma aventura obscena, de tão lúcida.'

2. Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector • A vida de Joana é contada desde a infância até a idade adulta através de uma fusão temporal entre o presente e o passado. A infância junto ao pai, a mudança para a casa da tia, a ida para o internato, a descoberta da puberdade, o professor ensinando-lhe a viver, o casamento com Otávio. Todos estes fatos passam pela narrativa, mas o que fica em primeiro plano é a geografia interior de Joana. A técnica de Clarice Lispector funde subjetividade com objetividade, alterna os focos literários e o tempo cronológico dá lugar ao psicológico (o presente entremeado ao intermitente flashback).

3. O Amor Natural, de Carlos Drummond de Andrade • Publicado após a morte do autor, trata do amor com uma linguagem desnuda, quase pornográfica, dividindo as opiniões sobre seu conteúdo. Fortes, intensos e sem o travo de melancolia da poesia amorosa de Drummond, os poemas de 'O Amor Natural' têm clara e positiva afirmação do desejo sexual, do conhecimento físico entre duas pessoas e da vitória contra a morte que representa a busca pelo prazer. 

4. A Metamorfose, de Franz Kafka • 'A Metamorfose' é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. Sem a menor cerimônia, o texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

5 . O Processo, de Franz Kafka • Romance publicado em 1925, narra o percurso de Josef K. pelas instâncias de um processo em que é réu, mas cujo teor ele desconhece. O protagonista se vê repentinamente implicado num emaranhado burocrático irresistível que o leva a refletir sobre o sentido da própria existência, a arbitrariedade e a morte.

8 comentários:

  1. olá ana ~ tudo certinho?
    adorei a mini-resenha de "a obscena senhora d." isso porque através dela dá pra perceber que é meio excêntrica e diferente de tudo que eu já li o.o isso é muito legal. "o amor natural" me chamou atenção também, pois eu gosto desse estilo de leitura. gosto do fato de ter citado livros de autores nacionais na sua wishlist! que ótimo gosto para livros, realmente me deixou cismada e curiosa. beijos - colored cotton

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana! Entendo isso de querer fazer wishlist mas nunca ter nada com o que preencher. Eu sempre acho que quero demais, mas aí chega na hora de fazer essas listas e eu simplesmente esqueço tudo. Juro. Não é nem por querer pouco, hahaha! Julgando pelos autores, esses livros aí realmente parecem ótimos. Amo a Clarice e já ouvi falar muito bem dos outros.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho quase certeza que já escutei o título A Obscena Senhora D. em algum filme. Parece bem diferente do eu pensava, me interessei pela história. A Metamorfose parece legal e confuso, o que me deixou um tanto curiosa. O que mais me deu vontade ler foi Perto do Coração Selvagem. A unica coisa que já li da Clarice Lispector ate agora foi um conto que tinha uma fonte, na aula de literatura da escola, gostei bastante e quero muito ler mais obras dela.

    ResponderExcluir
  4. Vou usar sua wishlist para mim também, exceto pelo Kafka que já tenho. O processo é um de meus livros favoritos!

    Anteontem conversei sobre Hilda Hilst, sinto muita vontade de lê-la, assim como quero voltar a ler Clarice, depois de MUITO tempo, e Drummond nem cheguei a conhecer ainda. Wishlist é bom pra gente não desfocar e entrar na loja e comprar TUDO o que NÃO era a prioridade kkkk.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana, prazer ^^

    Poxa, eu até queria fazer uma lista de livros que eu gostaria de ler, mas infelizmente não sou tão adepta a leitura :c Apesar disso, sempre que posso entro nas livrarias e fico olhando as capas e títulos dos livros, tem alguns que eu compraria apenas por isso kkk Mas aí eu faço igual você e penso se eu realmente preciso daquilo.
    Se eu fosse escolher um livro da sua lista, seria A Obscena Senhora D.. Título bastante interessante 🤔
    Boa sorte com livros, espero que consiga ler todos e ter uma ótima experiência!!!

    Beijos
    <a href="http://nasetet.blogspot.com.br/>Nasetet</a>

    ResponderExcluir
  6. Também sou meio assim de fazer wishlist, quanto a livros eu não faço porque é tão fácil eu mudar de ideia té finalmente comprar que prefiro nem fazer haha
    Esse ano eu já comprei um livro da Clarice Lispector, A Hora da Estrela, acho que é o livro de edição mais bonita que tenho hasuahs e não vejo a hora de lê-lo. Já li Franz Kafka, A Metamofose, é bem doido e a pessoa tem que estar realmente entregue à leitura e viajar junto com ele, senão fica cansativo...
    beijoss e boa sorte com as leituras esse ano <3
    N E O D E S V A R I O

    ResponderExcluir
  7. Oi, gostei muito d seu blog <3 e adorei o post :D
    Beijos https://strangerboy01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei tanto com o fato dos livros nunca se adequarem aos seus hábitos de comprar rsrs... Sou exatamente assim! Tô cheia de livros para ler na estante, mas continuo comprando outros como se não houvesse amanhã.

    ResponderExcluir

♥ sinta-se à vontade, meu amor, mi casa es su casa. só lembre-se: respeito acima de tudo. ♥