acid baby

Nacionalidade.


 Eu sempre consumi bastante a arte nacional. Nosso país é riquíssimo: a literatura é incrível, tem cantores e compositores geniais dentro da música, possui uma cultura incrivelmente marcante e variada. Eu acho de uma tristeza imensurável que isso não seja levado em consideração. Infelizmente, pouca gente consegue enxergar tudo de bom que o Brasil tem pra oferecer. Claro, nem tudo são flores, mas há sim muito pra se admirar sendo produzido aqui dentro. 
 Sou muito de fases em relação a música: ou estou ouvindo muita coisa de fora, ou estou totalmente focada em artistas nacionais não faço a mínima ideia do porquê disso. Nos últimos meses, tenho escutado muita coisa daqui e então pensei em falar sobre meus cantores/bandas favoritas nacionais (: Escolhi quatro dentre os artistas mais antigos e outros quatro mais recentes. 


Vanguart
Conheço há um bom tempo, porém comecei a ouvir mais constantemente um tempo desses. Criei um vínculo tão forte tão rapidamente que eles definitivamente merecem estar aqui. Cada música dessa banda me traz uma memória, uma sensação. As letras são lindas, são pura poesia. Merece ser ouvida com atenção, as músicas devem ter cada palavra cantada sentida. Eu nem sei bem definir quais são minhas músicas favoritas, porque todas são incríveis demais, mas escolhi pra colocar aqui Se tiver que ser na bala vai, Pancada Dura e Pelo amor do amor. 

  



Chico Buarque de Hollanda
Vocês certamente conhecem esse nome. Chico me acompanhou desde muito nova, já que meu pai é um grande fã também, mas comecei a ouvir literalmente todos os dias nos últimos dois anos. Sou apaixonada pelas composições desse cara e fico atônita com a forma que ele consegue descrever com tanta perfeição as emoções humanas, seja lá quais forem. Todas suas composições, das românticas às de protesto contra a ditadura, é tudo impecável, tudo passa muita intensidade. Esse homem é simplesmente um gênio, adoro todas suas músicas, mas coloquei aqui Rosa dos Ventos, Cecília Roda Viva. 
  



Thiago Pethit 
Não me recordo quando nem o quê me fez começar a ouvir Thiago Pethit, mas eu sei que me apaixonei de primeira. Extremamente charmoso e com um ar de rock star, Pethit produz uma música bem diferenciada. Não dá pra comparar ele com nenhum outro artista, ele é muito singular. Algumas músicas dele misturam o português com o inglês e todas são muito estimulantes, com um ar muito... sexy. Os clipes também são maravilhosos, mesmo! Minhas favoritas são Quero ser seu cão, Romeo e Moon.
  


Caetano Veloso
Passei a ouvir constantemente Caetano nos últimos meses e ainda estou conhecendo sua música, mas já aprecio muito seu trabalho! Acho que ele tem uma das vozes mais bonitas que já ouvi, suas letras são incríveis, com tantos significados possíveis. Os shows dele são maravilhosos, a forma que ele interpreta suas músicas é de arrepiar. As que mais gosto de Caetano são Você não entende nada, Eu sou neguinha e O quereres. 


  


Johnny Hooker 
Há ano atrás pesquisei o nome de Johnny pois soube que ele estaria presente num show do carnaval daqui de Recife, e fiquei atônita com sua música. Ele é extremamente intenso e descreve tão bem o amor em toda sua fúria, calor, sutileza, dor, ternura. Tudo. Cada música traz uma sensação, uma euforia, é incrível! Suas criações são geniais, fico extremamente feliz em ter acompanhado sua carreira do início. Minhas queridinhas dele são Amor Marginal, Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito! e Poeira de estrelas.

  


Engenheiros do Hawaii 
Essa é uma das favoritas do meu pai, eu os ouço desde que posso me lembrar. Acabou que a paixão passou de pai pra filha e eu me apaixonei completamente por Engenheiros! As músicas deles são incrivelmente bem construídas. Humberto Gessinger, que é o vocalista, é um puta compositor e é impossível não ficar encantada com a letra e sonoridade das canções de Engenheiros do Hawaii, não tem sequer uma música da banda que eu não goste. Minhas favoritas são Revolta dos Dândis I, Toda forma de poder e A Promessa


  


Cícero
Conheci a música de Cícero em meados de 2013, pelo facebook de uma colega, e ele me acompanha desde então. Ele tem uma delicadeza única, há algo de muito especial em suas músicas, você o ouve e fica com um nó na garganta. Minhas músicas favoritas dele são Ensaio sobre ela, O Bobo e Eu não tenho um barco, disse a árvore.

  


Legião Urbana
Por último, mas não menos importante! Outra banda que foi posta em minha vida desde muito cedo. Legião Urbana me acompanhou em todas as fases que posso lembrar, a banda tem um significado muito grande pra mim. Suas letras são lindas e as músicas, apesar de terem uma estrutura simples, são de arrepiar pela intensidade que é posta nelas. Minhas músicas favoritas são Ainda é Cedo, Soldados e Índios

  

3 comentários:

  1. Depois que comecei a ouvir e aprender letras de músicas internacionais uns anos atrás, confesso ter deixado as músicas nacionais de lado. Mas hoje em dia venho procurado saber e ouvir mais as músicas dos artistas do nosso país. É como tu disse, nem tudo são flores, e nosso país tem talento pra arte sim, só não é tão bem valorizado.
    Tem artistas e músicas desse post que eu não conhecia.
    Estou adorando ouvir as músicas ♡

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem? De fato, muitas vezes a gente não vê o tanto de coisa boa que tem rolando por aqui. Eu mesma era assim e só comecei a apreciar mais as produções nacionais quando comecei a produzir conteúdo também. Tem muita música boa, uma literatura fantástica e diversas outras coisas que a gente sempre esquece de frisar. Quanto aos cantores/bandas que você citou, eu conheço alguns e também gosto bastante, embora seja bem chata pra música.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  3. Sou assim também. Hora só ouço músicas nacionais, hora só internacionais. Gostei muito da lista, alguns já conheço e guardo-os no coração ❤︎ Conheci Engenheiros do Hawaii pelo meu pai também, e gosto de todas as músicas (principalmente as versões ao vivo). Caetano e Chico me fazem sentir como se estivesse em outra época, outra vida, não consigo explicar direito mas é uma sensação unica. Ainda é cedo é umas das músicas que mais gosto da Legião Urbana, também sinto algo diferente nela. Já ouviu Vagalumes Cegos do Cícero? É uma de minhas favoritas. Estou ouvindo as outras bandas que recomendou e eu não conhecia. Estou gostando bastante, adoro conhecer bandas brasileiras novas!

    ❤︎

    ResponderExcluir

♥ sinta-se à vontade, meu amor, mi casa es su casa. só lembre-se: respeito acima de tudo. ♥